sexta-feira, 24 de junho de 2011

RJ - Festa do Peixe de Angra dos Reis


As traineiras já estão ficando prontas, mas essas não vão para o mar, elas vão compor o cenário da Festa do Peixe deste ano. Associar as embarcações ao evento é uma homenagem àqueles que a comandam – os pescadores. Para deixar essa lembrança sempre viva no público, os onze restaurantes vão ser instalados em barcos de pesca cenográficos, e o pórtico será uma grande traineira por onde as pessoas vão passar para ter acesso à praça de alimentação e ao palco das apresentações musicais.

A culinária de Angra dos Reis faz parte da herança portuguesa dos seus primeiros colonizadores, que, ao longo do tempo, foi tendo mais e mais influência da atividade principal da região, a pesca. Hoje, tida como tipicamente caiçara, seus principais pratos são encontrados em ambientes ora rústicos, ora sofisticados; e seja qual for o restaurante escolhido, a certeza é uma só – os produtos do preparo, peixes e frutos do mar, estão sempre frescos e saudáveis. E as opções gastronômicas são sempre saborosas!

A Festa do Peixe é patrocinada pela Prefeitura de Angra dos Reis e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional e Pesca - Fiperj, tendo como intenção promover, além do turismo, a pesca e a produção de moluscos em fazendas marinhas na Baía de Ilha Grande, tornando possível o uso sustentável dos recursos pesqueiros principalmente na época do defeso (época em que a pesca é proibida).

Os moluscos cultivados estão entre os pratos principais da região. Usados basicamente em petiscos, eles estão entre os ingredientes principais de diversas receitas premiadas de “chefs” internacionais. O fruto da maricultura praticada em Angra vai direto para as mesas dos restaurantes. São os mexilhões, as vieiras (Coquille Saint Jacques) e as ostras, que, na Festa do Peixe serão preparadas e servidas pela Apescar (Associação dos Pescadores de Angra dos Reis) e pela Ambig Praia Secreta, que vai servir macarrão, pastel e panquecas de mexilhões criados por maricultores da Rede Solidária de Pesca da Praia Secreta de Ilha Grande.

Outra opção gastronômica é saborear as tilápias da Estação Ecológica Ninho dos Pássaros, famoso criador dessa iguaria, na área rural de Angra dos Reis. Bolinhos, ceviche, isca, caldinho... tudo feito com a tilápia, fonte de pura proteína e zero calorias!

Prato tradicional da culinária caiçara, o Peixe com Banana, é servido de maneiras diferentes, mas todas têm um ingrediente básico: o peixe fresco de Angra dos Reis. Além dele e da banana (da terra, não muito madura), o prato leva ingredientes básicos (veja receita) e um local clássico para degustar essa gostosura é o restaurante Samburá, que já tem lugar garantido na Festa do Peixe. Parada certa dos que aportam na Ilha da Gipóia, é quase obrigatório experimentar os petiscos variados e saborosos do tradicional Bar Luiz Rosa. Já para quem prefere a culinária oriental, o Sushi Reis é o local perfeito para degustar os peixes crus e yakissobas.

Além das tradicionais receitas (paella, moqueca, feijoada de frutos do mar), bons restaurantes como Recanto dos Maia, Sítio Forte, Pastéis e Petiscos Marinhos, Bar do Mercado e MA Petiscos do Mar, vão oferecer para o público várias delícias, como pasteis, petiscos, caldinhos, aperitivos... O aroma é irresistível e na Festa do Peixe todo mundo vai poder saborear esse variado cardápio durante o dia todo, e à noite, ainda desfrutar o melhor da música brasileira.

Segundo o presidente da TurisAngra, que dá apoio ao evento, “Angra dos Reis tem uma culinária típica, exótica e saborosa, e todos que vêm aqui se apaixonam pelos pratos feitos com os peixes e frutos do mar, nossa riqueza natural”, diz Daniel Santiago, que considera a festa uma excelente forma de divulgação da cidade como destino turístico e gastronômico do país.

.Programação no site www.festadopeixedeangra.com.br e venha participar da 2ª. Edição da Festa do Peixe, de 23 a 26 de junho (quinta a domingo), na Praça Zumbi dos Palmares que fica no centro de Angra dos Reis (RJ).

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: