sábado, 25 de junho de 2011

Niterói pode ganhar mercado de peixes


O subsecretário estadual da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, se reuniram, ontem à tarde, com os moradores de Jurujuba, em Niterói, para discutir a economia pesqueira no bairro. No encontro foi discutida a criação de um mini mercado de peixe que atenderia a demanda local dos pescadores artesanais.

Para Alexandre Felipe, a ideia da construção de um mercado de peixe acentuaria o aquecimento na economia pesqueira e a identidade cultural do bairro, que é ligada a essa atividade.

Reunião - A reunião aconteceu no prédio na Rua Carlos Ermelindo Marins, 1.215, em Jurujuba, que poderá abrigar o mercado ou um Centro de Capacitação com cursos profissionalizantes para pesca. Os moradores apresentaram um projeto sugerindo a criação de um frigorífico comunitário para atender os pescadores de pequeno porte, uma sala de limpeza e embalagem, box para venda do pescado e loja de artesanato.
“O primeiro passo já foi dado. Nos reunimos, as ideias foram apresentadas e, o próximo passo é conversar com a colônia de pescadores da região para que juntos definam um projeto final”, explicou Alexandre Felipe.

Segundo Botelho, uma nova reunião já foi marcada para o início de julho quando uma nova avaliação será feita no local por técnicos da secretaria. Ainda de acordo com o presidente da Fiperj, o espaço é viável para a criação do mercado de peixe, porém será preciso avaliar as condições do trânsito na região e a construção de um cais.

O professor de Educação Física e pescador, Jocelino Carvalho, de 55 anos, participou da reunião e já comemora os avanços na negociação para a implantação do mercado de peixe.
“Um espaço como este não pode ficar fechado e sem uso. Nesta conversa percebi que grandes avanços na atividade pesqueira serão conquistados”, disse Jocelino.

Fonte: O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: