segunda-feira, 20 de junho de 2011

SC - Tainhas aos montes em Florianópolis





O final de semana foi de muita tainha nas redes dos pescadores da Grande Florianópolis. Ao todo, cerca de cem toneladas do peixe foram capturadas em quatro praias diferentes da Ilha de Santa Catarina.O maior lanço ocorreu na madrugada de sábado, na Praia da Lagoinha, no Norte da Capital. Cerca de 30 mil peixes (algo como 50 toneladas) foram capturados.

De acordo com o pescador Gilberto Milton Coelho, essa é uma das maiores quantidades pescadas no local nos últimos 50 anos. Cerca de 200 pessoas ajudaram no arrastão.

– A lua cheia abençoou a nossa noite. O domingo é de muita festa – falou Coelho.

Segundo o pescador, devido à grande quantidade de peixes, a contagem só foi finalizada por volta do meio-dia, 12 horas depois do arrastão ter se encerrado.

Na mesma hora, a poucos quilômetros dali, outro grande cardume era cercado na Praia dos Ingleses. Cerca de 15 mil peixes foram capturados. A pescaria começou por volta das 23h de sábado e só terminou ontem de manhã devido a problemas com as redes. Um dia antes, dois outros lanços, totalizando 10 mil peixes, já haviam sido feitos na mesma praia.

Outros dois lanços menores aconteceram em praias do Leste da Ilha. Na Barra da Lagoa, foram pegos cerca de 5 mil peixes. Já na Galheta, o lanço capturou aproximadamente 2 mil tainhas.

Cerca de 600 toneladas foram pescadas este ano

De acordo com o presidente do Sindicato dos pescadores de Santa Catarina, Osvani Gonçalves, este final de semana é considerado o melhor da temporada para a pesca artesanal até o momento.

O presidente da colônia de pescadores da Grande Florianópolis, Ari Santana, conta que os grandes lanços registrados no sábado e domingo animaram os pescadores.

O presidente do Sindicato dos pescadores destaca que a grande quantidade de tainha pescada neste final de semana aponta para uma temporada melhor do que a do ano passado, quando os pescadores amargaram uma das piores safras da história.

A quantidade de tainhas pescadas até agora é de 600 toneladas. A esperança é ultrapassar a marca das 770 toneladas pescadas no ano passado ainda nesta semana.

– Se o tempo continuar colaborando, teremos mais lanços a partir de amanhã (hoje) – espera Osvani.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: