sábado, 25 de junho de 2011

Encontro debate planejamento da Rede de Comercialização de Pescados


O Projeto Rede de Comercialização de Pescados da Região Sul do Rio Grande do Sul, em execução pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da Universidade Federal do Rio Grande (Nudese/Furg), realizou, hoje, 21, pela manhã e à tarde, seu encontro geral.

A reunião ocorreu no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar e objetivou a apresentação dos resultados das discussões setoriais, nas quais foi abordado como esses empreendimentos conseguem desenvolver a pesca artesanal na comercialização, e o planejamento da Rede a curto, médio e longo prazos. Estão envolvidos na Rede representantes de 18 empreendimentos - associações, cooperativas e grupos informais da pesca artesanal, em sete municípios. As reuniões setoriais foram realizadas em cada um dos sete municípios.

Conforme a coordenadora do Nudese, Lúcia Nobre, esta é a quarta edição do Projeto, que se iniciou em 2006, mas sofreu momentos de descontinuidade. A edição atual começou em março deste ano. A superintendente regional do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Adriane Lobo, participou do encontro e na abertura destacou a grande expectativa em torno da retomada do trabalho que chegou a ter paradas em termos de apoio. Os participantes não interromperam as atividades, mas ficaram períodos sem o auxílio formal, que envolve recursos do governo Federal. Segundo ela, o trabalho que a Rede vem fazendo é importante pelo tempo que vem sendo construído. "Está dando certo. Houve erros e acertos. Não se conseguiu fazer tudo, mas temos os pescadores e pescadoras cada vez mais fortalecidos em suas organizações", salientou.

Loredi Vinagre Borges, presidente da Associação de Pescadores do bairro São Miguel, que participou do evento, disse que o Projeto Rede é fundamental para aproximação das organizações construídas. "Quando há descontinuidade, a rede de comercialização se mantém, mas enfraquece, porque faltam recursos para as organizações manterem contato, reunir-se", explicou. Conforme ele, o Projeto consegue ajudar os pescadores a verem onde estão os gargalos e a solucioná-los para melhorar a comercialização.

A Rede de Comercialização Solidária de Pescado está articulada nos municípios do entorno da Lagoa Mirim e do Estuário da Laguna dos Patos. E busca promover, através de relações mais justas e solidárias de comercialização, uma mudança na relação estabelecida entre os recursos pesqueiros e os pescadores dessa região.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: