quinta-feira, 16 de junho de 2011

PA - Turismo comunitário é tema de debate em Belém


O turismo de base comunitária, uma experiência inédita no Estado, foi um dos assuntos debatidos sobre o turismo no Marajó, em evento promovido pelo programa Viva Marajó, realizado ontem (14) à noite, no Sesc do Boulevard Castilhos França.

A coordenadora de um dos projetos do programa - o “Vem, viaje encontrando o Marajó” - Ana Cristina Vasconcelos, falou sobre a experiência do turismo de base comunitária, desenvolvido junto com a Associação das Mulheres da Vila do Pesqueiro, em Soure, a primeira reserva extrativista marinha da Amazônia.

O projeto proporciona a vivência dos turistas com os pescadores e moradores da região, hospedando-se na casa deles, convivendo com eles no dia a dia e participando de programações como a pesca artesanal, extração de turu no mangue, passeios de canoa nos igarapés, caminhadas pela praia e passeios de búfalo.

“O objetivo é gerar renda, emprego e qualidade de vida e fazer o resgate cultural dos moradores da região”, explicou Ana Cristina. Segundo ela, uma das atrações é a cozinha regional e o interessante é que os pratos são escolhidos pelas cozinheiras e não pelos clientes.

O projeto envolve 40 famílias do Pesqueiro. O próximo debate será realizado no dia 5 de julho e terá como tema a energia do linhão do Marajó.

O programa Viva Marajó é um conjunto de ações para fortalecer as comunidades do arquipélago do Marajó, desenvolvido em conjunto pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: