quarta-feira, 1 de junho de 2011

Zaire - Pescadores artesanais prejudicados


O responsável da cooperativa dos pescadores da aldeia do Tombe, município do Soyo (Zaire), Alfredo Francisco Verónica, denunciou na sexta-feira, naquela localidade, a acção de embarcações de médio e grande porte que pescam a menos de cinco milhas da costa marítima, arrastando redes e outros materiais dos pescadores artesanais.

Em declarações à imprensa, Alfredo Verónica disse que os prevaricadores pescam durante a noite, causando sérios prejuízos aos pescadores artesanais, como destruição das redes e captura de peixe miúdo, além de outros tipos de espécie marinha.

“Normalmente, pescam no período nocturno, o que torna difícil a identificação das matrículas ou qualquer dado sobre estas embarcações”, afirmou, tendo apelado aos órgãos competentes a redobrarem as operações de fiscalização ao longo da costa marítima, de forma a desencorajar este tipo de acções, que tem afectado o nível do desenvolvimento sustentável da comunidade piscatória.

O responsável disse que muitos pescadores estão sem possibilidades financeiras para regularizar as despesas de material adquirido junto do Instituto de Pesca Artesanal, o que retira credibilidade às cooperativas para obtenção de novos créditos.

Fonte: Jornal de Angola

Notícias relacionadas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: