terça-feira, 13 de abril de 2010

CIPAR Niterói - RJ

O Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) de Niterói, já tem data para ficar pronto. Orçado em R$ 7 milhões, o projeto começou a se concretizar em agosto do ano passado e tem previsão de término no próximo mês de julho. Em um espaço de cerca de 6 mil metros quadrados está sendo construído um terminal pesqueiro para abastecimento, descarga, estocagem e beneficiamento do pescado, além da formação e capacitação dos pescadores artesanais.

O Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, esteve no local com técnicos do MPA e o Superintendente do Estado do MPA no Rio de Janeiro, Jayme Tavares, para acompanhar as etapas finais das obras do CIPAR no dia 31 de março na Avenida do Contorno 3.500, em Niterói. A visita do Secretário debaterá o planejamento de inauguração, o processo de compras dos equipamentos, as questões da Inspeção Federal e definições da gestão.
Segundo José Claudenor, com a integração dos onze municípios e a Universidade Federal do Rio de Janeiro no processo de conclusão tem melhorado os serviços e agregado valor ao bem público na construção.

“Esse centro não só vai beneficiar os pescadores locais como as colônias que ficam ao redor da Baía de Guanabara. O projeto, como o nome já diz, é integrado e dará apoio logístico e formação aos produtores. Em parceria com a Universidade, vamos implementar o peixe na alimentação escolar e também dar dignidade aos pescadores da região”, afirma o representante do MPA.

A construção do CIPAR faz parte de uma política de estado que tem por objetivo a inclusão de pescadores artesanais, que não possuem qualquer apoio logístico, no mercado de venda de pescados. Isso permitirá a apresentação de certificado de qualidade a exemplo do que ocorre com a carne bovina - do material originado da pesca.

Fonte: MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: