quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cananéia e Cabo Frio

Nesta terça-feira, 20/04, tive a oportunidade de presenciar o encontro entre representantes de duas distintas comunidades pesqueiras, a COOPEROSTRA de Cananéia - SP e a Associação dos Pescadores e Amigos da Gamboa  (APEAG) de Cabo Frio - RJ e a rápida troca de informações sobre o andamento dos projetos e bandeiras de cada uma em prol do desenvolvimento de suas comunidades. Neste rápido encontro,  Eliezer e Betão, de Cabo Frio, mostraram a sede da APEAG e sua rampa e carreira, para o encalhe, manutenção, reparo e até construção de embarcações.

Apesar de distintas, ambas comunidades dão exemplo pelos resultados que alcançaram através do esforço e do trabalho de seus representantes e filiados.

Dona Irene e Chico Mandira (Cooperostra) e Eliezer e Betão (APEAG)

Este encontro inesperado ocorreu graças a palestra promovida pelo PEA-OGX em Cabo Frio, onde o Chico Mandira e sua esposa, Dona Irene, falaram, com muita propriedade, para um grupo de pescadores locais sobre a experiência da comunidade quilombola de Mandira, na criação da cooperativa, fundada em 1997  e que continua crescendo, melhorando a qualidade de vida dos cooperados e conquistando mercado para seu produto: a ostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: