sábado, 3 de abril de 2010

LIVRO: O VELHO E O MAR (1952) - Ernest Hemingway

Obra-prima da literatura universal, conta a história de Santiago, um velho pescador cubano que após oitenta e quatro dias sem fisgar um peixe, passa a ser zombado pelos colegas, que acreditam ter chegado ao fim a carreira de pescador. Até Manolin, jovem discípulo e ajudante de Santiago é proibido pelo pai de acompanhá-lo nas pescarias. 





Discriminado pelos seus pares, abandonado à própria sorte, Santiago resolve recuperar o prestígio e lança-se ao mar. A pescaria se estende como que em um último esforço para alcançar o êxito. 
Tanta persistência vale a façanha de fisgar um peixe sem tamanho, porém, para mantê-lo preso tem que vencer a força e a resistência "sem fim" do marlin, segue na lida com a linha, com pouca água e alimentando-se de peixes, no sol escaldante e travando conversas consigo mesmo. 


Consegue trazer o peixe e o amarra no costado de sua pequena embarcação a vela, mas sua batalha continua, pois aquele gigante enfim entregue atrai tubarões que querem devorá-lo. Ao final de sua batalha, chega à praia exausto, ferido e apenas com o esqueleto do peixe, mas ainda, assim, lhe rende a admiração e a recuperação do respeito de todos da vila de pescadores.





Paciência, sabedoria, perseverança, experiência, fé em si mesmo foram os ingredientes que garantiram a Santiago o sucesso, apesar de que na prática chegou a praia exausto e sem peixe. Porém não se deve garantir a  vitória a perda ou ganho, pois a luta do velho pescador e a sua superação nas dificuldades que o mar lhe impõe, com perseverança e sabedoria dão a si próprio a mensagem de que ainda é capaz.  


O livro explora os limites da capacidade humana e por conta disso vale tê-lo sempre por perto, pois a cada nova leitura uma nova mensagem chega até você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: