quarta-feira, 14 de abril de 2010

Proposta para o ordenamento dos transatlânticos em Búzios

Em reunião realizada na quarta-feira (31/03), a Prefeitura Municipal de Búzios determinou o ordenamento da ancoragem de navios transatlânticos na orla da cidade. Buscando proteger a pesca artesanal, a fauna e flora marinhas, o prefeito Mirinho convocou a Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, para junto com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca, sugerir algumas propostas de mudança na forma de atracagem dos navios.

De acordo com o prefeito, além do número excessivo de navios ancorados ao mesmo tempo (é costume a cidade receber até quatro navios simultaneamente), alguns param muito próximos à costa, danificando intensamente o fundo do mar.

- Não há dúvida que o turismo gerado pelos navios é bom pra Búzios. Movimenta o comércio, divulga a cidade, é ótimo. Mas tudo tem que acontecer de maneira organizada, para não gerar desconforto e desordem. Hoje a discussão que envolve a temporada de navios, é ambiental. O meio ambiente está sendo excessivamente prejudicado. Já foi provado através de pesquisas reconhecidas pelo INEA, que o motor dos navios e as âncoras, provocam grandes estragos no fundo do mar, deixando verdadeiras crateras na areia. Isso acaba com a vida marinha e prejudica a pesca artesanal, as redes ficam presas nessas valas e se perdem, têm que ser abandonadas – inicia o prefeito.
Mirinho destaca que este problema se resolve com a marcação dos pontos de fundeio longe da costa, onde a profundidade mínima deve ser de 17 metros, conforme estudos feitos pela secretaria de Meio Ambiente e Pesca. Também bóias de marcação devem ser instaladas, permitindo a parada dos navios sem a necessidade de baixar a âncora, que danifica o fundo do mar. 

Sobre o número excessivo de navios atracados ao mesmo tempo, o prefeito ressalta que o ideal seria o máximo de dois navios por vez.

- Hoje recebemos até quatro navios juntos. Isso gera uma série de problemas na cidade, pois representa o desembarque de oito mil pessoas ao mesmo tempo no Centro de Búzios. Isso equivale a um terço da nossa população. Não temos infra estrutura para todo esse volume, nem espaço físico suficiente. Isso não é bom pra cidade, nem para o turista que desembarca – acrescenta Mirinho. O prefeito sugere que um terceiro navio utilize o píer de Manguinhos, dividindo o volume de passageiros com o Centro.

Atento às propostas, o vice-presidente Executivo da Abremar, André Pousada, se comprometeu a discutir as sugestões de mudança com seu grupo, marcando para a segunda quinzena de abril, um novo encontro com o prefeito.

- Estou satisfeito com a nossa reunião, os pontos colocados são pertinentes, e serão levados para a Abremar para discussão. Também nos foi sugerida uma participação apoiando a montagem do Centro de Visitantes a ser construído no Parque dos Corais, recém criado pela Prefeitura. Vamos analisar esta proposta e de que forma podemos ajudar. Estamos aqui para junto com o poder público, optarmos pela melhor forma de trabalho, que traga benefícios a todos – resumiu o vice-presidente da Abremar.

Fonte: Jornal Primeira Hora - Região dos lagos e Norte Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: