Interessante esta dica abaixo, fica ai, mais uma da sabedoria popular:
É certo que, com as chuvas de verão, fica mais difícil controlar poças d'agua que servem de criadouros para o aedes aegypit, ou seja, o mosquito que transmite a dengue. Por esta razão estamos repassando a dica de um repelente caseiro, feito com ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma e, bastante econômico.
Seria importante que se produzisse e distribuísse aos municípios este repelente nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando a população para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete ou creme dental para proteger as pessoas e ao mesmo tempo, diminuir a fonte de proteína do sangue humano que faz o aedes maturar seus ovos. Assim, diminuiria a proliferação do mosquito.
Faça o repelente dos pescadores em casa:
Ingredientes:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 1 vidro de óleo usado em bebês (100ml)
Modo de fazer:
Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias, agitando o vidro, pela manhã e a tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito não se aproximará de você.
OBS:
Este repelente evita que o mosquito sugue o sangue. Sem o sangue ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura e assim vai diminuindo a proliferação.
Importante: O óleo, que serve para fixar o repelente na pele, deve ser misturado só depois que o cravo estiver bem curtido no álcool. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos e também as pulgas dos animais domésticos.
Fonte: Jornal da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário