Segundo Marcelo e Genaldo, diretores da Colônia Z-3, o imenso tubarão-branco foi capturado inesperadamente na pesca de mijuada, espécie de rede de emalhar fixa muito utilizada pelas embarcações de pesca da região, como é o caso do Sandraque de propriedade do Sr. Manuel Gonçalves Santos. O Mestre Alcimar, conhecido como Masqué, e seus 3 tripulantes se surpreenderam ao avistar o peixe de 920kg e aproximadamente 5 metros de comprimento enroscado na rede.
Para retirá-lo de bordo, foi necessário a ajuda de um guincho improvisado. O tubarão-branco rendeu cerca de 780kg de carne comercializada no mercado local.
O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é o maior peixe predador na atualidade e pode atingir até 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. É muito raro o registro desta espécie na costa norte fluminense.
Fonte: Colônia de Pescadores Z-03.
Foto: Manuel Gonçalves Santos
Pra quem pensa que ele não esta presente aqui no Brasil, isso prova que ele tb está por aqui.
ResponderExcluirisso é bem interessante, são rarissimas as veses que um desse vem ao brasil, eles preferem agua mais geladas pois é la que tem seu alimento (focas), fiquei intrigado agora! mais um bom motivo para eu estudar o comportamento dessa obr de arte da natureza@
ResponderExcluirTubarões Branco, tanto gostam de água quente (Golfo do México e Austrária), quanto gostam de água fria (Terra do Fogo e áreas próximas da Antártica."
ExcluirEles gostam de água fria para se alimentar e de água quente para reproduzir.
Excluirnosso companheiro de profisao q pescou...quanto masque mais tem!!!!!
ResponderExcluirtriste fim de um belo animal...
ResponderExcluirum animal deste tamanho é raro até nos locais onde eles são vistos com frequência!devido a pesca predatória,hoje a maioria não passa dos 3,5 metros...
ResponderExcluirÉ um belo animal, pena que esta morto.
ResponderExcluirÉ pena estar morto, poderia estar vivo, com sua perna dentro da boca !
ExcluirÉ pena estar morto, poderia estar vivo, com sua perna dentro da boca !
Excluirluiz, não quer ser atacado não entra na agua simples assim... eu acho, apenas acho, que tubarões não atacam pessoas em terra firme, mas assim, só acho.
ExcluirJá que animal desse é raro no brasil, poderiam ter postado mais fotos.
ResponderExcluirASSASSINOS!! VOU DENUNCIÁ-LOS AO IBAMA!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFatalidade o animal ter se enroscado na rede...os pescadores estavam trabalhando, não estão procurando tubarões brancos naquelas águas, os pescadores não são assassinos, o animal não é assassino, pesca é uma atividade regulamentada, apenas deve ser bem fiscalizada para que as espécies marinhas possam crescer e reproduzir-se e para que os humanos envolvidos também possam sustentar-se...
ExcluirVou denunciar-los ao Ibama..vou denunciar-los ao Ibama mimimimimimi... vem nadar comigo em Recife meu velho...fumamos um beck MusicalizeJah e saimos nadando até a barreira de coral. Eu vou de Stand Up e tu vai no braço até os Abreus. Vamo lá velho??? ai vc vai ver porque que mais de 30 amigos meus estao amputados e 5 estão mortos. vai cuidar da música doido afff.
ResponderExcluirMais quem foi os culpados? ELES OU VOCÊS?? ham??
ExcluirVocês foram até eles ou eles foram até vocês ?
Que sacanagem hem..
por a culpa em outros é fácil...
os próprios culpados foram vocês, e tipo um suicídio .
Caramba Douglas Ribeiro!!!
ExcluirQue pena!!! teus amigos tiveram os membros amputados e pelo que estou vendo tu teve o cérebro...
Se tu não sabe, essa é uma das espécie mais ameaçada de extinção do mundo e protegida por leis internacionais. Se teus amigos sofreram ataques a culpa foi deles, pois o caso do nordeste sempre foi exposto ao publico, vocês tem placas nas praias e informações divulgadas na mídia, etc.
Agora por conta do fato das vitimas terem desrespeitado as orientações e terem sofrido os ataques (que só acontecem por conta de uma intervenção humana no ambiente marinho) os tubarões são julgados, culpados e mortos, acho que tu tem que reavaliar seu ponto de vista e princípios.
Att...
Douglas Ribeiro
ResponderExcluirAi que está cidadão... seus amigos estão mortos ou amputados porque invadiram o espaço do animal. O mundo não é feito só para os humanos e os tubarões estão no espaço deles.
Nao tem cabimento matar uma animal porque imbecis invadiram o espaço dele e foram atacados, quer entrar no mar nas zonas onde eles ficam? Entre, mas nao fique querendo vingança caso alguém que entrou seja atacado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPovo maluco, a água e lugar deles , nós e que temos que ter comcieconsc disso...
ExcluirDouglas Ribeiro
ResponderExcluirse enxerga otario, se eles morreram os culpados foram eles mesmos! E se quer morrer tbm vai lá...
Mais NAO bote a culpa nos animais, vocês foram até eles, nao ao contraio !!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA pesca é legalizada no Brsil. Infelizmente, o animal deu azar de ficar preso na rede, o que considero um fatalidade. Quanto ao amigo de Recife, segundo documentários da Discovery e da National Geografic, os ataques de tubarão são causados por firmas clandestinas de despejam restos de alimentos como peixe e carne no oceano através de esgotos. Esse material orgânico estaria atraindo os tubarões para as prais. Realmente é uma pena, ver um belo exemplar como esse de 5 mtros de comprimento ter esse fim, mas como disse, foi uma fatalidade.
ResponderExcluirChega a ser ridículo ver a estupidez humana diante de um animal que é necessário para manter o oceano. Querido, se seus amigos foram mortos ou tiveram parte do corpo amputado azar o deles, não é crueldade nem nada, mas nas praias de recife o que não faltam são placas avisando a presença das espécies, se você e eles entram na água não pode reclamar do ocorrido, é a realidade meu bem, invadir o habitat natural dos tubarões e se for atacado colocar a culpa nos animais, assim é moleza demais né?! Que tal olha pra suas ações e se culpar antes de mais nada?! A cada ano 100 milhões de tubarões são mortos pelo mundo pelos humanos, e se hpa no máximo 10 ataques de tubarões durante o ano são muitos e desses 10 ataques acontecerem 3/4 mortes, digamos que eles ainda estão em desvantagem, sendo que a morte é ocasionada pela perda de sangue, e não como nos filmes que são comidos, engolidos ou o que quer que seja.
ResponderExcluirEntão caros colegas, antes de pescar ou tiverem qualquer ação diante de um belo animal desses, sejam RACIONAIS, e deixem o animal livre.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA pesca é uma atividade legal, o tubarão está no tamanho de abate permitido e, mesmo que não estivesse, os pescadores não estavam lá em busca de tubarões pois o próprio animal se prendeu na rede. Deixem de ser infantis.
ResponderExcluir*tamanho de captura
ExcluirExculacho os caras invadirem o habitat do bicho e matar ele. se pescou por engano, desse um jeito de se livrar da rede. tomara que os tubarões invadam o espaço do Ser Humano e mutilem todos vocês, amigos e parentes... BABACAS!
ResponderExcluirAcho até graça o povo defendendo o tubarão.. Queria ver o ódio no coração de vcs se fosse um irmão de voces que tivesse sido morto ou mutilado, um filho, um parente muito próximo ou um amigo. A maioria dos animais é capaz de matar para se defender quado se sentem ameaçados, e nós nao somos diferentes. Tenho certeza que alguns desses pescadores pensaram no filho, no sobrinho que usam as águas da região para o lazer. E pensaram que o melhor era realmente abater o tubarão, pra mais cedo ou mais tarde nao ter suas vidas ou a vida de uma pessoa querida interrompida.Fora no dinheiro que deve ter rendido a eles né? Tenho certeza que muitos aqui nao se colocaram no lugar deles. Ter que por comida na mesa para seus filhos nao passarem fome; pagar a conta de luz e de água; comprar um caderno, um lápis e uma borracha pro filho dele poder ter pelo menos o basico para estudar...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTubarão pra presidente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirUm tubarao branco segue correntes maritimas, vc que gosta de pescar em cabo frio abra teu olho, a uma corrente a alguns quilometros,fica esperto!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExiste relatos de aparições em Peruíbe, SP e no estado do Parana. Nas águas do estado do Rio de janeiro também, Búzios e Araruama.
ResponderExcluirPorque sera que nenhum órgão divulga essas informações???
E' por que envolve a movimentação de grana para essas regiões pelo fato do Brasil ser intitulado como o "paraíso das belas praias" e e', mas o PERIGO EXISTE!
Onze mil tubarões são mortos POR HORA pela atividade humana enquanto tubarões são responsáveis por 50 mortes humanas por ano. Quem é o verdadeiro predador?
ResponderExcluirSe eu fosse um tubarão teria pena do belo animal morto pelas pragas humanas.
ResponderExcluirTem que matar todos os tubarões que encobtrarem.
ResponderExcluirVlw rapaziada!
Tubarão bom é tubarão morto!!
Acho que os pescadores vivem da pesca e tubarão é peixe,então os caras não tão fazendo nada de errado,pois dependem da pesca para sustentar suas famílias!!!
ResponderExcluirEm todas pesquisas e enciclopédias q narram o sistema migratório dos Tubarões Brancos fica clara a rota das correntes marítimas q circundam o globo terrestre e em nenhuma delas há uma rota passando pelo Atlântico Sul no lado do litoral brasileiro.Caso tais fotos sejam verdadeiras dada a falta de dados concretos das mesmas,pode-se concluir q como em outras inúmeras espécies de animais marinhos.....alados e terrestres há a possibilidade real de serem casos de animais errantes q perdem a referencia de geo posicionamento e simplesmente se perdem do cardume....no caso em questão de peixes.Simples assim!!!
ResponderExcluirAntes ele do que eu.
ResponderExcluir