quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pescador amador fisga pescada amarela de 20 kg a bordo de caiaque

Pode até parecer história de pescador, mas o que era para ser mais um dia de pesca esportiva, no Litoral de São Paulo, resultou na quebra de um recorde nacional para o analista de comércio exterior Amaro Ângelo de Oliveira Neto, 33 anos.


No último sábado (1), Neto fisgou o que considera a maior pescada amarela já capturada a bordo de um caiaque. Com aproximadamente 1,20 metro, o pescado, apanhado na Praia do Guaiúba, em Guarujá, tem quase 20 quilos.

Praticante da pesca esportiva com caiaque há cerca de 1 ano e meio, Neto conta que esta foi a primeira vez que foi contemplado com um peixe deste tamanho. “O maior peixe que eu havia pescado até então era um robalo de três quilos. Os próprios pescadores que saem comigo pescam peixes pequenos, de 2 quilos”, comenta o analista de comércio exterior, que lembra que nesta modalidade, a pesca é realizada com vara e isca artificial.

Antes da pesca, Neto lembra que já estava há quatro horas em alto-mar, a bordo de um caiaque modelo Caiman 100. “Cheguei na praia às 6 horas com outros cinco amigos e já estava desolado porque eles pescaram muitos peixes e eu, até às 10 horas, ainda não tinha conseguido pescar nada. Foi quando de repente, quase sem esperança, percebi que havia capturado um pescado. Fui arrastado por uns 10 metros, em uma luta que durou quase meia hora”, comenta o pescador.

Auxiliado pelos outros pescadores que o acompanhavam, o analista de comércio exterior, ao tentar “rebocar” a pescada, percebeu que se tratava de um recorde nacional a bordo de um caiaque. ”Sempre costumo passar o dia inteiro em alto mar, mas naquele dia, estava quase indo embora, até ser contemplado com este troféu”.

A pescada amarela (Cynoscion acoupa) chegam a medir até 1,30 m de comprimento, possuindo o corpo alongado, prateado no dorso, amarelado no ventre e nadadeiras claras. Também são conhecidos pelos nomes de Calafetão, Cambucu, Cupa, Guatupuca, Pescada-Cascuda, Pescada-de-Escama, Pescada-Dourada, Pescada-Ticupá, Pescada-Verdadeira, Tacupapirema, Ticoá, Ticupá e Tucupapirema.

Fonte:  A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: