O resultado da reunião foi à inclusão da Bahia Pesca como agente no processo de capacitação de cooperativas de pesca para a captura de atuns e afins e como participante em um programa federal que cria as condições para instalação da pesca oceânica no estado da Bahia.
O objetivo do encontro foi de estabelecer os ritos finais para capacitação, incubação e contratação dos projetos junto ao Banco do Nordeste que é o agente operador do Programa Profrota nos Estados do Nordeste.
A contratação para construção das quatro embarcações representa investimentos de aproximadamente R$15 milhões de reais através de financiamento direto pelo Banco do Nordeste, capacitação das cooperativas e equalização das taxas de juros pelo MPA para ao Estado da Bahia.
Segundo o Coordenador Geral de Incentivo e Apoio ao Crédito do MPA, Marcelo Burguez, as quatro embarcações, quando prontas e em operação, representarão um incremento na produção baiana de pescado de aproximadamente 800 toneladas ano, conforme perspectiva de captura e capacidade de porão das embarcações financiadas. “As novas embarcações atuarão junto ao novo terminal pesqueiro em fase de construção em parceria entre Governo Federal e Governo do Estado da Bahia”, complementa Marcelo.
Além de representantes do MPA e do Governo do Estado da Bahia, o encontro contou com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-IFBA, do Banco do Nordeste – BNB, da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré – COOMPI e da Cooperativa Pescadores de Camaçari – COOPESC.
O Profrota Pesqueira é do programa do Governo Federal para programa de financiamento para renovação, conversão, modernização, recuperação e ampliação da frota de embarcações pesqueiras destinadas à pesca oceânicas.
Fonte MPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário