segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ceará - Regata colore o mar e revigora pesca artesanal

por Fernando Brito

Velas içadas, homens intrépidos se jogaram ao mar sobre minúsculas embarcações. Mas, desta vez, eles não partiam para longa jornada. Os pescadores se divertiram numa competição que coloriu o litoral de Fortaleza no trecho próximo ao quebra-mar erguido, recentemente, no início da Avenida Doutor Theberge, no bairro Pirambu.

Esse foi o cenário, na manhã de ontem, da I Regata Vila do Mar, comemorativa ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, e destinada a manter acesa a tradição da pesca artesanal no litoral oeste da Capital, atividade que, ainda hoje, assegura o sustento de muitas famílias.

A competição, dividida em duas baterias, envolveu 69 embarcações, entre jangadas e botes, com a participação de cerca de 200 jangadeiros. O evento foi uma iniciativa da Colônia de Pescadores Z-8, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do Projeto Vila do Mar e da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). Familiares e amigos dos pescadores, além de curiosos, desceram a duna junto à Avenida Doutor Theberge e se aglomeraram à beira-mar para acompanhar a competição, fazendo a festa com os participantes, ao ritmo do forró do grupo Regional Asa Branca.

A I Regata Vila do Mar começou por volta das 10 da manhã. Fogos de artifício anunciaram a largada. Inicialmente, partiram os botes. Em seguida, foi a vez das jangadas. Impulsionadas pelo vento e contando com a perícia de jangadeiros entre 18 e 65 anos, as embarcações de velas coloridas mudaram o visual do mar naquele pedaço da costa.

"É uma grande emoção", disse o pescador Francisco de Assis da Silva, o Mestre Quinô, 58. Ele não foi para o mar, mas organizou toda a disputa entre os companheiros de labuta. "Vamos manter estas velas içadas", ressaltou, referindo-se à preservação da pesca artesanal.

Os mestres condutores das três primeiras embarcações que chegaram à beira-mar nas duas baterias da regata foram agraciados com troféus, além de ganhar velas de 35, 30 e 25 metros por conta da colocação alcançada (primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente).

Vencedores

Entre as jangadas, as embarcações vencedoras foram Amigo, Tetê e Raquel e Beatriz 2. Já entre os botes, chegaram à frente, pela ordem, as embarcações Porquinho Filho, Joelson e Abrão e Lívia.

Diante do sucesso do evento, a ideia dos idealizadores é repetir a competição a cada ano, sempre no início do mês de julho, incluindo-a no calendário de eventos turísticos de Fortaleza e ampliando sempre o número de participantes, que, nesta primeira edição, envolveu apenas pescadores do Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará. Se depender dos competidores da manhã de ontem, a animação é total.

ENQUETE
Ofício emociona

Antônio de Góis Martins
72 ANOS
Pescador

É uma alegria ver as jangadas cortando os verdes mares como observo agora. Minha vida é isso

Francisco Eduardo da Silva
72 ANOS
Pescador

Meu corpo está em terra, mas meus pensamentos estão com meus companheiros, lá no mar

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: