quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Naufrágio: Cinco pescadores já tiveram alta



Cinco dos seis pescadores sobreviventes do naufrágio da embarcação 'Virgem do Sameiro' já tiveram alta do Hospital de Leiria, estão bem e "já falam de futebol", ficando apenas um internado até sábado por "mera precaução".

"Nenhum precisa de cuidados médicos diferenciados", avançou João Coucelo, adiantando que podem ter todos alta ainda esta sexta-feira.

Os seis homens, também com sinais imediatos de subnutrição, foram encaminhados para o Centro Hospitalar de Leiria-Pombal. Os familiares que vieram de autocarro já se encontram junto ao hospital e no local esteve também o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. "Venho trazer uma mensagem de satisfação da parte da ministra [Assunção Cristas]" pelo desfecho feliz do incidente, disse.

"É com orgulho que vimos o sistema de busca e salvamento a funcionar", acrescentou Manuel Pinto de Abreu.

Um dos responsáveis pelo salvamento sublinhou ao CM que um dos tripulantes teve um comportamento mais agressivo durante o período que os seis homens estiveram no mar.

O resgate foi complicado, até porque os pescadores, devido ao estado debilitado, tiveram dificuldades em responder imediatamente às ordens da Força Aérea.

Os sobreviventes do navio 'Virgem do Sameiro' foram resgatados a 12 milhas da costa, a norte do cabo Mondego.

Os tripulantes foram detectados pelo helicóptero da Força Aérea às 11h03 e pouco depois do meio-dia já estavam na Base Aérea de Monte Real, onde foram assistidos por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As buscas começaram quinta-feira à tarde e continuaram durante toda a noite com a participação do navio patrulha oceânico Viana do Castelo e até às duas da manhã por um C295 da Força Aérea.

Os pescadores estavam desaparecidos desde terça-feira e estava previsto o seu regresso esta sexta-feira.

A Marinha e a Força Aérea tinham lançado uma operação de buscas e a as famílias dos pescadores aguardavam por um "milagre".

O presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar congratulou-se com o resgate dos seis pescadores.

"As Caxinas estão em festa", disse José Festas.

Cronologia: Principais notícias sobre salvamentos no mar nos últimos sete anos

11 Novembro 2011 - A traineira "Mar Amigo" naufragou ao largo de Gaia, mas os 15 tripulantes, que se encontravam numa embarcação de apoio, foram resgatados para o porto de Leixões, em Matosinhos.

10 Novembro 2011 - Três pessoas foram resgatadas após a embarcação de pesca "Gigi" se ter afundado a 12,5 milhas da Ponta de São Lourenço, na Madeira.

8 Novembro de 2011- Uma embarcação de turismo com 11 pessoas a bordo naufragou ao largo da Praia do Camilo, em Lagos, tendo sido resgatado com sucesso. No entanto, duas mulheres, de nacionalidade alemã, não resistiram e faleceram após o resgate.

27 Outubro 2011 - Um veleiro polaco com cerca de seis metros de comprimento encalhou junto à praia de Cambelas, no concelho de Torres Vedras, causando ferimentos ligeiros nos tripulantes que foram resgatados e transportados para o Hospital de Torres Vedras.

26 Julho 2011 - Quatro tripulantes de um veleiro de bandeira inglesa que se partiu ao meio e se encontrava à deriva foram resgatados "a cinco ou seis milhas" a sudoeste de Cascais.

12 Junho de 2011 - O pesqueiro "São Leonardo", com seis tripulantes a bordo, foram resgatados pela Marinha ao largo da ilha de Santa Maria, depois de uma avaria elétrica ter deixado a embarcação à deriva e sem comunicações.

31 Outubro 2010 -- Três homens, dois espanhóis e um argentino, navegavam no veleiro "El Almogrote", com bandeira espanhola, quando naufragaram na região de salvamento de Marrocos, mas foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa a sudoeste do Cabo de São Vicente, no Algarve.

22 Abril 2010 - Quatro tripulantes de uma embarcação de pesca foram resgatados pela Polícia Marítima de Cascais, junto ao Cabo da Roca, na sequência da emissão de um alerta. A embarcação foi ao fundo.

3 Março 2010 - Duas embarcações de pesca naufragam ao largo de Caminha. Uma delas naufragou às 13h45, mas os dois pescadores que seguiam a bordo foram resgatados com vida. Já a traineira de pesca Vilmar afundou-se pelas 04h30 e foram resgatados com vida dois dos cinco tripulantes.

8 de Fevereiro de 2010 - Embarcação de pesca com três pescadores naufraga fazendo um morto, um desaparecido e um ferido ligeiro.

28 de Janeiro de 2010 - Embarcação de pesca naufraga ao largo da Figueira da Foz Os nove tripulantes escaparam sãos e salvos ao naufrágio devido a um rombo no casco.

13 Novembro de 2009 - Os dois tripulantes de nacionalidade francesa de um veleiro que emitiu um pedido de ajuda ao largo dos Açores "foram resgatados com vida".

6 Setembro 2009 - Oito tripulantes de uma embarcação de pesca espanhola foram resgatados com vida a 19 milhas da costa de Vila do Conde após um pedido de ajuda quando se encontravam numa balsa após o naufrágio da embarcação em que seguiam.

5 de Dezembro de 2008 - O barco de pesca "Rosamar" naufragou a 24 milhas a norte de Burela, na costa da Galiza, com oito portugueses e cinco indonésios a bordo. Morreram três pescadores portugueses.

7 de Janeiro de 2008 - A embarcação "Petite Julie" naufragou a cerca de 50 quilómetros das ilhas Virgem, junto à costa de Finisterra, noroeste de França, com sete marinheiros a bordo (três portugueses e quatro franceses). Um português foi resgatado vivo. Os corpos dos restantes dois não apareceram.

29 Dezembro de 2006 - A embarcação 'Luz do Sameiro' encalhou na praia da Légua, a norte da Nazaré, com sete tripulantes a bordo. Morreram seis pescadores e apenas um foi resgatado com vida.

6 Janeiro 2006 - Uma embarcação naufragou no extremo sul da Praia do Salgado, Nazaré. Dois pescadores morreram e um escapou e foi resgatado por outro barco.

30 Maio de 2005 - Um veleiro português, com dois tripulantes a bordo, que se encontrava à deriva a 11 milhas (20 quilómetros) do farol de Faro foi resgatado pela Capitania do Porto de Olhão, Algarve.

24 Março de 2005 - Cinco tripulantes espanhóis de um barco de pesca foram resgatados ao largo dos Açores, depois de um pedido de ajuda por ter água na casa das máquinas, e transportados para Ponta Delgada por um navio mercante.

17 Março de 2005 - Sete tripulantes do iate "Innovation", com um rombo no casco, foram recolhidos por uma corveta da Marinha portuguesa a 270 milhas da ilha do Faial.


Fonte: Correio da Manhã (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais populares da última semana: