O Japão vai lançar a campanha anual de caça à baleia na Antártida nas próximas semanas, reforçando a segurança dos navios baleeiros contra acções dos defensores dos cetáceos, anunciou hoje o ministro da Pesca japonês.
"O Japão vai realizar a campanha de caça à baleia, reforçando as medidas contra os atos de sabotagem, o que incluirá o destacamento de navios de escolta", anunciou o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, Michihiko Kano.
Em Fevereiro, Tóquio encurtou, pela primeira vez, em um mês a campanha baleeira na Antártida, depois de não ter conseguido capturar um quinto dos animais previstos. As autoridades japonesas evocaram as perturbações causadas pela associação norte-americana de defesa das baleias Sea Sheperd para explicar a decisão.
O Japão tinha anunciado, logo após o regresso desta missão, que ia estudar se prosseguia, ou não, com a "pesca científica", prática tolerada pela Comissão Baleeira Internacional (CBI), que proíbe qualquer apreensão de cetáceos para fins comerciais.
Os países protectores das baleias e os defensores do ambiente denunciam a pesca científica como caça comercial disfarçada.
"Decepcionada" com o anúncio de Michihiko Kano, a Austrália reafirmou "firme oposição a qualquer pesca comercial da baleia, incluindo a pesca alegadamente científica praticada pelo Japão", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Kevin Rudd.
Fonte: DN GLOBO
Mais:
http://cardumebrasil.blogspot.com/2010/06/pesca-de-baleia-sem-acordo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário