Abaixo coletamos informações baseadas no artigo Biodiesel Aquicola, que aqui denominamos como Biodiesel de Pescado pois este processo não precisa se limitar a aproveitar sobras de pescado oriundos da aquicultura. Muito dos peixes produzidos pela pesca tem suas sobras provenientes da evisceração e outros métodos de beneficiamento dispostos de forma inadequada.
A matéria abaixo mostra mais uma fonte de aproveitamento deste resíduo e mais uma vez apresenta que além de se estar poluindo o ambiente com as sobras de pescado está se jogando dinheiro no lixo e não aproveitando uma potencial alternativa de geração de renda, emprego e no caso do Biodiesel do Pescado, de energia.
Biodiesel de Pescado
Tecnologias atuais permitem que os resíduos, restos, escórias, amparas e outras sobras de processamento de pescado sejam usados como excelentes matérias primas para produção de Biodiesel Aquícola e outros tipos de biocombustíveis.
O uso de gordura animal para produção de biodiesel não é uma tecnologia nova, entretanto a capacidade de adaptação desta tecnologia para produir o Biodiesel tem recentemente atraído o interesse da indústria de produção de pescados.
A controvérsia da produção de alimentos versus combustíveis ou seja a competição de produtos agrícolas para produzir bioenergia está se tornando bastante significativa e será ainda mais nos próximos anos. Tanto nos USA como em várias partes do mundo há uma corrida para achar matéria prima para biocombustíveis que não competem com a produção de alimento.
Após o óleo de peixe ser extraído, a partir dos resíduos de processamento do pescado, o mesmo passa por um processo químico chamado de transesterificação com o uso de um catalizador (normalmente soda potássica ou cáustica) e adição de um álcool (metanol ou etanol), o biodiesel é produzido.
Dez litros de óleo de peixe + um litro de álcool produzem cerca de 10 litros de Biodiesel de Pescado e 1 litro de glicerina. Dependendo do conteúdo de óleo nos resíduos aquícolas, é possível produzir até meio litro de biodiesel para cada kg de resíduos de pescados.
Fonte: Portal PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário