A mancha de óleo atingiu a costa do Estado da Louisiana, sujando praias da região, e estaria se dirigindo para o Estado da Flórida, ameaçando a rica fauna da região.
“O vazamento está a mais de 90 km daqui. O fato de que o petróleo chegou aqui é uma indicação clara de que está se espalhando e indo muito mais longe," disse Paul Horsman, ativista do Greenpeace, em South Pass – o ponto extremo sul da Louisiana.
O presidente americano, Barack Obama, anunciou que vai criar uma comissão presidencial para investigar o vazamento, as práticas da indústria do petróleo e o papel do governo no desastre.
Bombeando o petróleo
No domingo, a petroleira britânica British Petroleum (BP), responsável por conter o vazamento, anunciou que estava conseguido começar a bombear o petróleo.
Os minissubmarinos usados pela petroleira inseriram um tubo de 15 centímetros de diâmetro dentro da tubulação avariada, ligando o vazamento a um navio petroleiro.
Na segunda-feira, a BP informou que está conseguindo canalizar o equivalente a mil barris de petróleo por dia para um petroleiro. Esta quantidade seria equivalente a um quinto do total estimado pela Guarda Costeira e pela BP que estaria vazando, 5 mil barris diários.
O vazamento foi originado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, no dia 20 de abril.
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário