No último dia 9 de maio, foi realizada uma reunião em Garopaba (SC) com os proprietários de canoas de pesca artesanal do município e representantes das associações de surf locais. A pauta do encontro foi o assunto Pesca x Surf.
Os representantes dos pescadores esclareceram a necessidade de manter os surfistas afastados dos pontos de pesca, tendo em vista manter a calmaria para não espantar os cardumes de tainha.
Já os representantes dos surfistas esclarecerem sobre as dificuldades de conter os surfistas em dias de boas ondas e as dificuldades para os pescadores saírem com as canoas.
Houve uma forte discussão mas, depois de comprometimentos de ambas as partes, ficou decidido que a praia da Gamboa, Siriú, Garopaba e Barra da Ferrugem estão proibidas a prática do surf no período de 15 de maio a 15 de julho.
Neste período, as praias do Silveira e Ouvidor terão Bandeiras que indicarão a condição de surf ou de pesca. Ou seja, bandeira Vermelha hasteada quer dizer proibido surfar, se a bandeira estiver baixa a prática do surf está liberada.
Na praia da Ferrugem está liberado o surf no canto Norte a qualquer dia em um raio de 250 metros.
Estiveram presentes na reunião: Jair João Ribeiro (Presidente da Colônia de Pescadores de Garopaba); Valmiro A. do Nascimento (Presidente da Associação de Pescadores de Garopaba); Major Marcos Vinicius Dalmarco (Comandante da Polícia Militar); Otomar Ribeiro (Presidente da Associação de Surfe de Garopaba e Ouvidor) e os seguintes secretários da Prefeitura Municipal de Garopaba: Ronaldo Gabriel (Reg. Fundiária), Marcus Vinicius Israel (Turismo) e Luiz Bernardo (Agricultura e Pesca).
Fonte: Waves
Nenhum comentário:
Postar um comentário